Dia Internacional da Mulher

18:49

O que é ser mulher? Eu não gosto muito de me ver como uma mulher. Acho que isso é mau porque me faz sentir como se pertencesse ao "sexo fraco". Desde pequena que sou a rapariga inflexível e emocionalmente independente. Não sou fraca. Não sou "mulher". Nem sequer apoio o dia da mulher. Acho que não o mereço. Gosto dos homens, gosto da forma descomplicada como eles somam 1+1 e o resultado é obviamente 2. Gostava de ter capacidade para ver o mundo dessa forma tão simplificada.


 - Hoje pensei ir de calções... Mas afinal não vou usar, sinto-me pressionada a não os usar, especialmente com os saltos. Seria demasiado atrevido? Sim. Vou ouvir piropos. Não me apetece ouvir piropos... Mas eu queria ir de calções, está calor e eu fiz a depilação... Bolas, como eu queria ir de calções! Eu vou de calções! Não tenho de dar justificação a ninguém. - No fim acabo por levar as calças num pensamento literal de auto-censura fingida de bom-senso.
A minha mente não para, 24 horas por dia me pergunto a cerca de questões como esta. Atribuo significados surreais a coisas simples demais. Faz parte da minha natureza, faz parte da nossa natureza.



Por isso acho que é justo dizer-mos que não são os homens os inimigos da nossa liberdade e respeito, mas nós próprias. Nós que nos censuramos a nós e ás outras, porque eu vim de calções e tu rapaste metade do cabelo. Porque se tens uma foto com um pouco de "side boob" a ver-se, és uma "pega". A tal igualdade tem de ser imposta por nós aos homens. Porque se nós dizemos estas coisas de nós próprias porque não haviam eles de o dizer? Se nós não fazemos referência ao rapaz X  que pôs uma foto com o "six pack" em jeito de "show off" (tal como tu decidiste mostrar as mamas exactamente pelo mesmo motivo) porque havia alguém de se importar com isso? Se tu te conformas com esta forma de viver porque não haveriam eles de fazer exactamente o mesmo?


Chegamos a um momento no qual temos de começar a servir de modelos. Somos nós que temos de educar as pessoas à nossa volta para que elas possam entender que ser mulher, ou ser homem é ser-se bem mais do que se é. Cada um determina o seu futuro e a forma como quer ser visto e, se num dia, como este nós não sabemos que valores e que modos queremos mudar, o simples celebrar de se ser mulher não passa disso e o seu significado tem apenas conotação simbólica. Está na hora de fazermos pequenas mudanças que podem vir a modificar completamente as regras do jogo ;)

Beijinhos,
Joana Nunes

You Might Also Like

0 comentários

Popular Posts

Like us on Facebook

Flickr Images